Peça da Turma da Tia Bilica fala sobre prevenção às drogas a alunos de Piçarras


Mais de 900 crianças de escolas de Balneário Piçarras assistiram em junho a apresentação da peça teatral infantil " A Turma da Tia Bilica em: As Artimanhas do Zé Droguinha". As apresentações fizeram parte do projeto da Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, de Balneário Piçarras, que foi aprovado pelo COMDICAPI com recursos do Fundo da Infância e Adolescência.

Durante a semana, outras escolas do município, entre elas, São Brás, CIEF, Felicidade e Francisca Borba também receberam a peça infantil,além de cartilha da peça, que tem como tema a prevenção às drogas. A peça também faz parte integrante do Projeto Olhar de Perto, já desenvolvido pela comunidade terapêutica. A intenção era atingir cerca de 800 alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental, objetivo que foi superado.

A peça teatral infantil teve como objetivo a prevenção à drogadição com foco em crianças entre 7 e 10 anos. A intenção era usar os personagens famosos da cultura popular local (A Turma da Tia Bilica), para fazer a conscientização, de uma forma criativa, divertida e didática, sobre os malefícios das drogas nas pessoas, assim como sua consequência na sociedade e família.

A peça

Além do diretor e ator Gilberto Cardozo, que representou o personagem Tio Quirino, a peça contou ainda com a participação dos atores Sidineia de Souza (Tia Bilica), Watzon Mathias Watzko (Genaro), Adriana Kruger (Jurema), Mario Sérgio Anynthas (Zé Droguinha) e vários acolhidos do Sítio Caminho Novo, que integrarão a peça na iluminação, sonorização e com personagens coadjuvantes.

No texto, Gilberto apresenta Tia Bilica, Tio Quirino, e os sobrinhos Genaro e Jurema de maneira divertida à criançada. A peça ainda tem como personagem central, Zé droguinha, menino que se achava muito esperto e se fazia de amigo da família mas,a cada dia, ao visitar a casa, tentava roubar uma riqueza da família. Primeiro foi a alegria, depois o amor. Logo em seguida chegou e roubou a esperança. Um dia porém, Zé Droguinha entrou na casa da Tia Bilica e tentou roubar a única riqueza que restava: a fé.

Mas essa era uma riqueza muito pesada para Zé Droguinha levar. Foi então que Tia Bilica, Tio Quirino, Genaro e Jurema perceberam o mal que o novo amigo estava causando e decidiram se unir. Com a fé, expulsaram Zé Droguinha de suas vidas, recuperando a alegria, o amor e a esperança.

#SítioCaminhoNovo #Teatro

Galeria
Últimas notícias
Saiba mais
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square