top of page

Agradecer - Sítio faz café com autoridades para apresentar balanço das atividades


A Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, de Balneário Piçarras, realizou na quarta-feira, dia 24 de maio, a primeira etapa do Projeto Agradecer 2017. Num café com autoridades e pessoas da comunidade local, a entidade reuniu dezenas de pessoas para apresentar balanço de seu trabalho em 2016, mostrar os projetos e objetivos para 2017 e, enfim, agradecer a parceria do poder público, entidades e órgão de saúde, educação e justiça do município na manutenção das atividades da instituição, que acolhe o oferece tratamento para dependência do álcool e outras drogas.

Criado a partir das discussões da equipe da entidade durante a participação no Programa Selo Social, o projeto Agradecer vai ser desenvolvido durante todo o ano para integrar a equipe da diretoria, voluntários e doadores, buscando a capacitação dos voluntários e o agradecimento a cada pessoa que contribui com a entidade ao longo de seus 17 anos de atividades. “A ideia foi reunir parte dos nossos colaboradores, diretores, voluntários e autoridades que nos apóiam para agradecer o apoio recebido e aproveitar o momento de confraternização para prestar contas”, destaca o presidente da entidade, Gilberto Cardozo.

“É sempre um momento muito especial. Todos conhecem nosso trabalho, mas talvez não tenham a dimensão de quão importante é a contribuição de cada um, seja lá de que maneira é”, afirma Gilberto. O Projeto Agradecer é um dos que integram os trabalhos de certificação do Sítio no Selo Social. A entidade conquistou a certificação em 2015 e 2016 e este ano entra em seu terceiro ano de atividades no Selo.

Olhar de Perto

Durante o café com autoridades, a Associação também oficializou o início das atividades de 2017 do Projeto Olhar de Perto. Cerca de 400 alunos das cinco escolas municipais devem visitar semanalmente o Sitio Caminho Novo para conhecer a instituição e observar a realidade de quem esta acolhido para tratamento da dependência química. As visitas começaram no início de maio com as escolas São Brás e Monteiro Lobato e devem seguir o ano todo. A empresa Natubras fez a entrega oficial das camisetas do projeto a diretores de escola na ocasião.

O Projeto Olhar de Perto foi criado há 14 anos pela comunidade terapêutica e é realizado em parceria com o Conseg 153 e Polícia Militar, a empresa Natubras e Prefeitura de Balneário Piçarras, através da Secretaria de Educação, levando alunos de 8º e 9º anos das escolas municipais ao Sítio para conhecer o local, receber palestras sobre a dificuldade da recuperação para quem usa drogas e a importância da prevenção à doença.

Em sala de aula, os alunos são estimulados a discutirem a problemática das drogas e elaborarem, músicas, cartazes e redações para participar de um concurso cultural. Os alunos e professores recebem cartilhas de orientação sobre as drogas e todas as visitas são acompanhadas por professores, pelo psicólogo do sítio, além de membros da diretoria da entidade. O Projeto Olhar de Perto conta ainda com palestras nas escolas estaduais, particulares e EJA e vai retomar o teatro infantil para as séries iniciais do ensino Fundamental, sempre com o tema de prevenção às drogas.


Galeria
Últimas notícias
Saiba mais
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page